Surgimento do Midia Center Modelo A

 

Eu gosto muito de informática - trabalhei neste ramo por mais de 30 anos - e tenho orgulho em dizer que procuro sempre estar atualizado.

Por dentro do que há de mais moderno nesse assunto.

 

É natural que, quando a gente goste de algum tipo de coisa, a gente entre na Internet e fique "namorando", olhando modelos, detalhes, preços, etc. Bom, no meu caso é um pouco diferente. Eu entro no Site das Lojas que vendem peças de computador, e também entro no Site das Fabricas de Processadores, Placas Mãe, Discos, Memórias, etc., e fico montando na cabeça a "Máquina Desejada". E isto ajuda muito porque eu me mantenho sempre atualizado, não só sob o ponto de vista tecnológico, mas também, sob o ponto de vista do que está sendo colocado no mercado.

 

Neste processo de constante atualização, tenho percebido que um Objeto está cada vez mais sendo considerado e será muito comercializado em breve: o Midia Center de uma residência. A idéia é ter um equipamento em casa, ligado na TV principal e no Home Theater, que permita controlar o acesso a Vídeos Familiares, Filmes e Músicas de modo simples, ao mesmo tempo em que permite acesso à Internet na TV principal da residência.

 

Uma série de novos hardwares está sendo colocada no mercado, voltados exatamente para este tipo de aplicação. Por exemplo, há um novo tipo de Placa Mãe (Motherboard - parte principal de um computador, onde o Processador e a Memória são plugados). Elas são chamadas mini ITX. São bem pequenas, feitas para ser instaladas em um pequeno gabinete, do tamanho de um Toca discos DVD ou Blue Ray, com pequeno consumo de energia. Algumas já vêm inclusive com o Processador instalado e produzem muito pouco ruído (elas não têm cooler, só um grande dissipador de calor).

 

A capacidade dos HDs (Hard Disks) cresceu muito e o espaço necessário para instalá-los se manteve, ou está menor. Isto também vale para os HDs externos, plugáveis no computador via entrada USB. E os preços estão razoáveis. Há uma vasta gama de gabinetes com tamanho reduzido à disposição. Memórias e Drives de DVD ou Blue Ray estão mais acessíveis.

 

Então, considerando estes fatores, resolvi montar um equipamento que pudesse funcionar como um verdadeiro Midia Center para uma residência.

 

Observe que eu já tenho um Midia Center. Entretanto, é um Desktop, com enorme poder de processamento e armazenamento. É uma máquina muito cara para, apenas, filmes, músicas e Internet. Então, eu resolvi montar uma máquina pequena, barata, que servisse a este propósito, e disponibilizá-la no mercado, para que as pessoas pudessem ter seus próprios Midia Centers, dotados de toda a capacidade de um micro PC moderno.

 

Deste modo, comprei peças no mercado e montei um pequeno computador mini ITX. Pequeno no tamanho, mas com uma grande capacidade de processamento e armazenamento, e uma grande facilidade de operação. O meu objetivo era obter um equipamento bem pequeno, mas que fosse um computador PC, tivesse capacidade para conter toda a coleção de filmes de uma pessoa, toda a coleção de músicas também, estivesse ligado ao equipamento de som da pessoa, usasse a TV grande como monitor de vídeo e permitisse navegar na Internet normalmente. Então, a maquininha que eu montei é basicamente a seguinte:

 

Uma caixinha metálica (gabinete) com pouco mais que 30 cm de largura, uns 10 cm de altura e uns 35 cm de profundidade, com uma fonte interna de alimentação elétrica de 150 watts.

 

Dentro da caixinha há uma Placa Mãe mini ITX com um Processador Atom, da Intel (último chute para equipar notebooks) e dois discos rígidos (HDs), um pequeno, típico de notebook, para o sistema Windows e outro, de muito maior capacidade, para conter Filmes. Na realidade, a maior parte do peso do equipamento todo (mais ou menos 2,0 kg) vem do peso do HD de grande capacidade (2 TB) que é de quase 900g.

 

Vou mostrar aqui usando a minha casa como exemplo, mas tentem imaginar considerando o computadorzinho na casa de vocês. Aqui, o gabinete está ligado na TV LCD de 32" (usa a TV como monitor - resolução 1920x1080) e no meu aparelho de som Yamaha (o som do computador é amplificado pelo Yamaha e sai nas caixas ligadas a ele). Ou seja, o computadorzinho está perfeitamente integrado ao meu Home Theater.

 

Ligado ao gabinete, há um aparelho receptor de rádio, da Microsoft, para permitir Teclado e Mouse sem fio. Quando a gente compra o conjunto de Teclado e Mouse sem fio, o aparelho receptor vem junto. Tem também um Drive de DVD portátil (USB), que pode ser plugado ao gabinetezinho quando for necessário acessar uma mídia de DVD (leitura ou gravação).

 

Como que a coisa funciona?

 

A gente liga o gabinete do PC (botão frontal bonito, com uma luz azul) e senta no sofá. Usa o controle remoto da TV para colocar no "canal" do computador (selecionar a fonte correspondente ao PC), e seleciona a fonte AUX do som Yamaha, que corresponde ao computador. A partir daí, é só usar o mouse sem fio como se fosse um controle remoto (diga-se de passagem, muito mais completo que qualquer controle remoto) e o Teclado sem fio, quando for necessário. É como operar um PC qualquer, só que sentado no sofá, com um grande monitor na frente e um som de muito boa qualidade.

 

No disco grande do computadorzinho eu armazenei cerca de 350 dos meus filmes (uma boa parte da minha coleção). No PC há um programa chamado Nero Show Time que toca qualquer filme armazenado. É só clicar duas vezes com o mouse sobre o Ícone do Show Time, esperar ele iniciar e escolher o filme que se quer ver em um diretório. Este programa melhora muito a qualidade visual de um DVD. Deixa a qualidade entre DVD e Blue Ray. Fica muito melhor assistir aos filmes de DVD no PC.

 

É SENSACIONAL MINHA GENTE !!!!!!!

 

Todos os filmes estão à disposição imediata da gente. Acabou aquela história de ir até as prateleiras para procurar por um determinado filme, e muitas vezes não encontrar. Depois, abrir a capa, colocar no toca discos, voltar para o sofá, etc. Acabou a história: "o disco está arranhado". Acabou "o fulano levou o disco e não trouxe ainda". E por aí vai.

 

Observe que eu fiquei realmente entusiasmado. Eu já tinha um Midia Center de excelente qualidade. Mas, é uma máquina grande, como eu falei antes. Ver as mesmas funcionalidades em uma maquininha, me entusiasmou muito.

 

É RALMENTE SENSACIONAL !!!!

 

Então, o equipamento que eu montei é, realmente, um Mídia Center porque é um verdadeiro computador PC, com um Sistema Windows 7 Home Premium rodando nele e com grande capacidade de processamento e armazenamento. O HD interno (disco rígido) com 2 TB (Terabytes, trilhões de Bytes) de capacidade permite o armazenamento de mais de 350 filmes.

 

Além disso, é possível armazenar, além de filmes e músicas, vídeos de filmadoras e máquinas fotográficas, fotos, vídeos obtidos na Internet, etc. No caso de filmes em formato DVD, eu acho que o melhor programa para assisti-los é o Nero Show Time. Para outros tipos de vídeo, será necessário outro programa, como o Windows Media Center da Microsoft, ou o Real Player. É possível também navegar pela Internet, tendo a TV grande como monitor, bastando conectar o computadorzinho na Internet. Aqui em casa eu navego e acho muito legal.

 

O interessante é que a capacidade de armazenamento deste computadorzinho é indeterminada, podendo crescer indefinidamente, porque podemos sempre usar HDs externos adicionais. Por exemplo, aqui em casa eu tenho três HDs externos de 1,5 TB (Terabytes, trilhões de Bytes), cada um contendo mais de 300 filmes da minha coleção.

 

Para uma pessoa como eu, que gosta de assistir a filmes e tem acesso a equipamentos de alta qualidade, como boas TVs, toca discos de DVDs e de Blue Rays, som de alta qualidade e bons computadores, o resultado que eu consegui alcançar com este sistema que eu montei surpreendeu muito mesmo. Eu não imaginava que fosse possível alcançar o nível de qualidade que consegui. O computadorzinho realmente me surpreendeu. E, eu estou usando nele as peças mais baratas que consegui comprar. É possível fazer coisa muito melhor. Por exemplo, a conexão do micro PC com a TV LCD de 32" é via VGA e funciona muito bem. Entretanto, se fosse via HDMI provavelmente seria muito melhor. Mas, também, seria muuiiiitttooooo mais caro.

 

Agora, o que eu quero é oferecer o meu Midia Center para vocês e esperar que fiquem interessados em ter um, para que eu possa ter a honra de montá-lo para vocês. Afinal, é um sistema fantástico. Tenho certeza que vocês vão adorar.